Por que colocar seu filho ou filha em um curso de ballet clássico??

Com certeza você já fez um “oh” quando viu uma pequena bailarina sair pelas ruas de collant, saia e sapatilha rosa por ai. Mas você já se perguntou quais são os benefícios de colocar sua filha, ou filho (SIM!! Os meninos também dançam ballet!!) em um curso de ballet?
Um curso de ballet, seja ele lecionado em uma academia, escola de dança ou nas próprias instituições de ensino têm muito a que proporcionar aos pequenos. É exatamente sobre isso que irei falar hoje.

O ballet clássico apresenta uma técnica codificada, na qual todos os praticantes de ballet do mundo inteiro falam a mesma “língua”. Isso quer dizer que você pode ir fazer aula de ballet no Japão... que o battement jeté será o mesmo.
O curso de ballet clássico costuma ter uma duração de 9 anos... e durante o decorrer dos anos, proporciona ao estudante uma educação global do movimento, unindo técnica, musicalização e atuação, a estes movimentos codificados. São habilidades que o praticante vai adquirindo pouco a pouco através da pratica dos exercícios e posturas.
Durante todas as etapas que o curso de ballet oferece, é dividido entre elas os conhecimentos dos princípios do movimento, os movimentos fundamentais e complexos do Ballet Clássico, tudo dentro das possibilidades da turma de estudantes.
A criança inicia a primeira etapa, Baby Class aos 2 anos de idade, na qual são estimuladas a trabalhar de forma lúdica e criativa, o conteúdo aplicado é estudado e desenvolvido através dos movimentos naturais das crianças, da utilização do simbolismo e da fantasia, permitindo estimular o desenvolvimento da atividade criadora e da imaginação.
A individualidade da criança deve ser respeitada em cada fase de seu desenvolvimento, visando manter a motivação e estímulo pelas aulas da dança. Ao favorecermos a organização motora da criança, respeitando seu amadurecimento psicomotor, a criança se sentirá segura a buscar mais e a ampliar seu repertório motor e conhecimentos. Assim estaremos fomentando o prazer pela dança.
Aos 6 anos de idade inicia o Nível Preparatório do Curso de Ballet Clássico que tem duração de 9 anos, estes podem ser pautados em diversos métodos de estudo, entre eles: Chechetti, Frances, Vaganova, Royal Academy of Dancing e Cubano.
Apesar de cada professor escolher o melhor método a ser seguido, o planejamento do curso de Ballet Infantil, aplica noções da consciência corporal, espaço, tempo, dinâmica do movimento, coordenação motora, psicomotricidade, equilíbrio, memorização, musicalidade, concentração, criatividade, socialização, exercícios posturais e de alongamento, além de contribuir para o desenvolvimento de hábitos de disciplina e estimular o amor ao estudo desta especialidade, fazendo uso de um trabalho de educação do movimento dinâmico, variado e criativo tornando o aprendizado mais produtivo e apaixonante.
Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças.
O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade, o trabalho em grupo, a memória, permite que as crianças se expressem como indivíduos, artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas.
Além de melhorar a coordenação motora, as aulas de ballet também ajudam a criança a ser mais disciplinada, ter maior controle e conhecimento sobre seu corpo, aumenta seu nível de concentração, melhora a flexibilidade e alongamento, corrige e melhora a postura, melhora o equilíbrio e seus movimentos reflexos, favorece o desenvolvimento das noções de espaço e localização, e o entendimento da relação entre música, ritmo e movimento controlado.
A criança ao praticar o Ballet Infantil estará em contato com a música clássica desde pequena, o que ampliará seu gosto musical, favorecendo seu conhecimento de outras formar de arte, associadas ao ballet clássico.
Com certeza com tudo isso de melhoria na vida dos pequenos, sua autoestima e autoconfiança crescerão em paralelo.
Você ainda tem dúvida de que o ballet faz bem para seus filhos???