Alicia Alonso


     Alicia Alonso nasceu em Havana, Cuba dia 21 de dezembro de 1921 e encantou o mundo com sua dança. Iniciou seus estudos no ballet aos 11 anos de idade na Escola de Ballet da Sociedade Pró-Arte Musical em Havana, posteriormente estudiy nos Estados Unidos, se formando na School of American Ballet de Nova YorkCasou-se com Fernando Alonso e ao retornarem a Cuba, juntos fundaram o Ballet Nacional de Cuba.

     Aos 19 anos de idade, sua carreira foi marcada por um problema de visão que a fez ficar praticamente cega. Foi preciso adaptar-se para continuar dançando... Mas não foi impecilho para que continuasse a brilhar nos palcos.

     Dançou duas vezes na Rússia em 1959 e produziu o balé Gisele para Ópera de Paris, sendo ela própria a primeira bailarina.

     Algumas frases de Alicia Alonso, tiradas do livro "Dançar e Sonhar" de Wanda Bambirra:

"Houve momentos na minha carreira em que eu precisava guiar-me no palco pelo clarão dos refletores. Mas nunca perdi o animo. A vontade de dançar era minha luz interior. Com ela, tenho vencido todos os obstáculos. Tive que me adaptar. Houve fase em que praticamente nada enxergava. Orientava-me em cena por um refletor mais forte, um som; combinava sinais com os partners. Depois da última operação, fiz tratamento especial para recuperar a visão e, aos poucos, fui percebendo contornos, vultos, formas. É uma questão de costume."

"Quero sempre que os bailarinos entendam perfeitamente aquilo que vão interpretar. A técnica tem que ser um meio, pois sozinha é uma ginástica que não convence. É preciso aprender a respirar adequadamente, a colocar o corpo sem posições viciadas, a trabalhar os músculos sem intoxicá-los."

     Segue um link de um documentário sobre Alicia Alonso: