Aurélie Dupont

Aurélie Dupont nasceu em 15 de janeiro de 1973 em Paris. Iniciou seus estudos no ballet em 1983 na Escola de Ballet da Ópera de Paris. Aos 16 anos ingressou na companhia se tornando uma  no danseuse première em Dezembro de 1996. Dupont foi promovida à Ètoile em 1998, após seu desempenho como Kitri na revitalização do Ballet Don Quixote de Nureyev.
Dupont era uma bailarina versátil e sua carreira foi marcada pela apresentação de diversos ballets de repertórios e neoclássicos. Foi convidada a dançar nos mais importantes teatros ao redor do mundo.

Aos 24 anos sofreu uma fratura na cartilagem do joelho e neste tempo conheceu Pina a coreógrafa alemã Pina Baush, que a influenciou a mudar seu estilo de dança para um estilo mais vulnerável.
Em 2010, Cédric Klapisch lançou um documentário sobre Dupont, entitulado L’espace d’un instant, que havia sido feito ao longo dos dois anos anteriores.
Dupont formalmente retirou-se do palco da Ópera de Paris dançando o Ballet Manon de Kenneth MacMillan em 18 de maio de 2015, e em 05 de fevereiro de 2016 foi anunciada como a nova diretora do Ballet da ópera de Paris.
Sua nomeação faz dela uma das poucas mulheres que dirigem uma companhia de ballet de renome mundial, e a notícia vem imediatamente após Benjamin Millepied, ex-bailarino estrela do New York City Ballet, renunciar ao cargo depois de pouco mais de um ano de direção.