Hoje vamos falar sobre Criatividade.
Um tema que
todo professor de dança está muito familiarizado, afinal, estamos sempre montando
coreografias, espetáculos, adequando tudo isso a cenários, temas, eventos. Mas
não é só isso não. Para a realização de nossas aulas é preciso coreografar TODAS
as sequencias de aula, adequando ao nível da turma, objetivo da aula,
movimentos adequados a isso. Por isso nossa CRIATIVIDADE precisa estar sempre a
mil!!!
Essa criação faz parte de um longo processo, de vivencias, pesquisa e
curiosidade... Esse processo de criação pode e deve ser exercitado! Portanto se
você ainda esta estudando a dança, exercite sua
CRIATIVIDADE!!! Arrisque-se!!
Isso é muito importante para sua formação
como profissional!!
Por isso decidi escrever um pouco para
facilitar esse processo de criação.
CRIATIVIDADE
Criatividade é a
obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas
táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham
resultados
de valor para um indivíduo ou uma sociedade.
A criatividade é
considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que
nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da
evolução humana. A memória RAM segundo Cury,(2009) é o fenômeno dos registos da
memória.
Seguindo nessa linha, a
partir das vivências que o ser humano é exposto, sua capacidade criativa vai
alterando.
Portanto, é muito
importante colocarmos em prática nossa capacidade criativa e deixar nossa
inspiração nos levar.
Antes de coreografar, pesquise, investigue,
mantenha-se atualizado, converse, esboce... Prepare-se!! Um bom planejamento sempre
ajuda!!
Durante a criação, a comunicação é
primordial para que todos do grupo consigam entender, e caso seja necessário, adeque os movimentos
àquilo que o grupo consegue executar.
E lembre-se: "A repetição é a formula
mais certa e segura para uma boa execução da coreografia".
MÚSICA
Quando coreografamos,
devemos harmonizar nossa movimentação a música, a fim de deixar o movimento
expressivo e não mecânico.
Ao ouvirmos uma musica,
devemos descobrir sua pulsação, ritmo, acentos tônicos, as fases de preparação
e distensão, graves e agudos, as subidas e descidas melódicas.
A partir do momento em
que aprendemos a perceber e reconhecer a célula rítmica musical depois o
fraseado, a melodia como um todo, com sua dinâmica, seus tempos e pausas o
corpo descobrirá passo a passo, uma nova orientação espacial, deixando que a
música diga que movimento realizar.
Ritmo: é um acontecimento sonoro, tenha ele altura definida ou não, que acontece
numa certa regularidade temporal. É a ordenação dos sons de acordo com padrões
musicais estabelecidos. É a variação da duração e acentuação de uma séries de
sons ou eventos -3
características principais:
Tempo: termo
empregado para associar a relação de distância entre os acontecimentos dos sons
musicais. O tempo musical organiza, independente de ritmo, ou de qualquer
outra propriedade da música ou do som, o acontecimento sonoro, ou seja, o
espaço entre um som musical (seja qual for) e o próximo som musical ou ausência
deste. A propriedade que explica este fenômeno sonoramente é a duração.
Compasso: forma
de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em pulsos e
repousos. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado
compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso ¾.
Andamento: grau de velocidade do compasso. Exemplo:
Adagio
|
66-76 BPM
|
Vagarosamente,
de expressão terna e patética
|
Allegro
|
120-168 BPM
|
Ligeiro
e alegre
|
Vivace
|
152-168 BPM
|
Rápido
e vivo
|
ANTES DE COMEÇAR
· *A
inspiração...Primeiro tenha uma idéia, uma história, um tema... Para quem você
esta criando? Quem irá assistir? Qual o seu publico? Qual a finalidade da
criação?
*As
vezes essa inspiração pode ser uma música...
*Qual
estilo você vai seguir?
*Quem
vai executar a coreografia? Qual o nivel técnico dele? Ele consegue executar?
*Usarei
elementos cênicos? Leques, penas, cadeira....
*Que
figurino usarei? É compatível com os bailarinos e com o tema? É confortável?
*A
música escolhida é compatível com o nível técnico do grupo e com o tema da
coreografia?
DURANTE
A CRIAÇÃO:
*Ouça
a música e defina o tempo da mesma. Estabeleça a contagem, o ritmo, definindo
introdução, meio e fim.
*Defina
no começo da coreografia, se iniciarão em alguma pose ou fora de cena.
*Durante
a movimentação, cuidado para não deixar os movimentos atropelados, usando
passos de ligação (failli, glissade, caminhadas, pas courri...etc) entre os
movimentos propriamente ditos.
*Siga
sempre a música, terminando a sequencia coreografia juntamente com a fim de uma
frase musical.
(Lembre-se
de usar mudanças de velocidade na execução, vale usar o grupo tudo em simetria
ou assimétricos!!
Com carinho, Andressa Bele Fusco