Criatividade e a Dança

Hoje vamos falar sobre Criatividade.

Um tema que todo professor  de dança está muito familiarizado, afinal, estamos sempre montando coreografias, espetáculos, adequando tudo isso a cenários, temas, eventos. Mas não é só isso não. Para a realização de nossas aulas é preciso coreografar TODAS as sequencias de aula, adequando ao nível da turma, objetivo da aula, movimentos adequados a isso. Por isso nossa CRIATIVIDADE precisa estar sempre a mil!!! 



Essa criação faz parte de um longo processo, de vivencias, pesquisa e curiosidade... Esse processo de criação pode e deve ser exercitado! Portanto se você ainda esta estudando a dança, exercite sua  CRIATIVIDADE!!! Arrisque-se!!
 
Isso é muito importante para sua formação como profissional!!

Por isso decidi escrever um pouco para facilitar esse processo de criação.


CRIATIVIDADE

Criatividade é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas
táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados
de valor para um indivíduo ou uma sociedade.

A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury,(2009) é o fenômeno dos registos da memória.

Seguindo nessa linha, a partir das vivências que o ser humano é exposto, sua capacidade criativa vai alterando.

Portanto, é muito importante colocarmos em prática nossa capacidade criativa e deixar nossa inspiração nos levar.

 Antes de coreografar, pesquise, investigue, mantenha-se atualizado, converse, esboce... Prepare-se!! Um bom planejamento sempre ajuda!!

Durante a criação, a comunicação é primordial para que todos do grupo consigam entender, e caso seja necessário, adeque os movimentos àquilo que o grupo consegue executar.

E lembre-se: "A repetição é a formula mais certa e segura para uma boa execução da coreografia".


MÚSICA

Quando coreografamos, devemos harmonizar nossa movimentação a música, a fim de deixar o movimento expressivo e não mecânico.

Ao ouvirmos uma musica, devemos descobrir sua pulsação, ritmo, acentos tônicos, as fases de preparação e distensão, graves e agudos, as subidas e descidas melódicas.
A partir do momento em que aprendemos a perceber e reconhecer a célula rítmica musical depois o fraseado, a melodia como um todo, com sua dinâmica, seus tempos e pausas o corpo descobrirá passo a passo, uma nova orientação espacial, deixando que a música diga que movimento realizar.

Ritmo: é um acontecimento sonoro, tenha ele altura definida ou não, que acontece numa certa regularidade temporal. É a ordenação dos sons de acordo com padrões musicais estabelecidos. É a variação da duração e acentuação de uma séries de sons ou eventos -3 características principais:

Tempo: termo empregado para associar a relação de distância entre os acontecimentos dos sons musicais. O tempo musical organiza, independente de ritmo, ou de qualquer outra propriedade da música ou do som, o acontecimento sonoro, ou seja, o espaço entre um som musical (seja qual for) e o próximo som musical ou ausência deste. A propriedade que explica este fenômeno sonoramente é a duração.

Compasso: forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em pulsos e repousos. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa,  por exemplo, tem o compasso ¾.

Andamento: grau de velocidade do compasso. Exemplo:


Adagio
66-76 BPM
Vagarosamente, de expressão terna e patética
Allegro
120-168 BPM
Ligeiro e alegre
Vivace
152-168 BPM
Rápido e vivo



ANTES DE COMEÇAR

·           *A inspiração...Primeiro tenha uma idéia, uma história, um tema... Para quem você esta                   criando? Quem irá assistir? Qual o seu publico? Qual a finalidade da criação?

*As vezes essa inspiração pode ser uma música...

*Qual estilo você vai seguir?

*Quem vai executar a coreografia? Qual o nivel técnico dele? Ele consegue executar?

*Usarei elementos cênicos? Leques, penas, cadeira....

*Que figurino usarei? É compatível com os bailarinos e com o tema? É confortável?

*A música escolhida é compatível com o nível técnico do grupo e com o tema da coreografia?


DURANTE A CRIAÇÃO:

*Ouça a música e defina o tempo da mesma. Estabeleça a contagem, o ritmo, definindo introdução, meio e fim.

*Defina no começo da coreografia, se iniciarão em alguma pose ou fora de cena.

*Durante a movimentação, cuidado para não deixar os movimentos atropelados, usando passos de ligação (failli, glissade, caminhadas, pas courri...etc) entre os movimentos propriamente ditos.

*Siga sempre a música, terminando a sequencia coreografia juntamente com a fim de uma frase musical.

(Lembre-se de usar mudanças de velocidade na execução, vale usar o grupo tudo em simetria ou assimétricos!!


Com carinho, Andressa Bele Fusco