Ana Botafogo

Ana Botafogo é uma bailarina brasileira, nascida em 09 de julho de 1957 no Rio de Janeiro.

Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ana Botafogo se mudou para a França aos 19 anos de idade e foi lá onde ela deu início a sua carreira como bailarina. Participou de vários festivais por toda a Europa.

Após dois anos um período vivendo em Londres, ela retorna ao Brasil e participa de um concurso em que foi eleita a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, uma grande conquista. Ana Botafogo mesmo sendo bailarina do Teatro Municipal, não recusou convites importantes para dançar fora do país, e muitas vezes, já foi convidada por companhias para se apresentar no exterior, companhias importantes como: o Ballet Nacional de Cuba, a Saddler’s Wells Royal Ballet, de Londres, o Ballet Nacional da Venezuela e o Ballet del’Opera di Roma entre outras. Alguns de seus principais partners foram: Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Júlio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carrenõ, Alexander Godunov e Richard Cragun. No ano de 2006, Ana Botafogo recebeu o convite de Manuel Carlos para atuar na novela “Páginas da Vida” da rede globo. Ana aceitou o convite e viveu a personagem Eliza, uma ex-bailarina.

Em 2015 foi nomeada diretora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ana Botafogo é uma grande personalidade da dança clássica, pois possui um grande talento para a dança, uma mulher responsável e dedicada ao seu trabalho, pois ama sua profissão, e se empenha ao máximo para chegar a perfeição. Uma grande bailarina, admirada não só pelo público brasileiro, considerada tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas do país por sua técnica, versatilidade e arte. É uma grande personalidade da dança que contribuí muito para a cultura do país.

Entrevista com Ana Botafogo / 2015