"Spotting" - Você sabe o que é?

SPOTTING é nome usado para o movimento da cabeça em giros.

Você que dança já deve ter ouvido falar em "batida de cabeça"... Todos os estilos de dança usam dessa técnica para evitar a tontura em giros e é muito importante sua pratica! Esse é o SPOTTING!!

No Ballet Clássico giros como piruetas, chainés, fouettes en tournant, entre outros PRECISAM da realização da cabela de spotting!!!


Para isso a bailarina escolhe um ponto fixo a sua frente e ao rodar o corpo, mantêm seu olhar fixo no ponto escolhido, deixando sua cabeça o máximo de tempo na mesma posição. Ao continuar o giro completo do corpo, a cabeça vira rapidamente mantendo o olhar no mesmo ponto fixo. Portanto a cabeça é a última a sair do ponto fixo e a primeira a chegar nele.  Esse rápido movimento a cabeça dá a impressão que o rosto está sempre virado para a frente e ele evita a tontura!!!

Mas você já parou para pensar porque conseguimos "enganar" nosso corpo dessa maneira e não sentir tontura??

Nosso sistema vestibular, conjunto de órgãos do ouvido interno, é responsável pela manutenção do equilíbrio, e seus receptores conseguem detectar qualquer mudança de posição da cabeça ou direção do movimento. Por isso quando giramos e realizamos corretamente o movimento da cabeça, com agilidade, há um menor estímulos nos receptores e assim não sentimos aquela horrível sensação de tontura.

Portanto... pratique muito a Cabeça de Spotting!!!

Boas aulas!