A importância da participação em Espetáculos de Ballet

Estamos terminando o semestre e muitas turmas já estão nos últimos preparativos para apresentações, sejam elas saraus, festivais de dança, espetáculos.

Outras turmas estão começando a se preparar para as apresentações de fim de ano, os famosos Espetáculo de Ballet...

Isso é muito comum para alunos dos mais diversos cursos de dança e tem uma extrema importância na formação do aluno. As apresentações de dança são muito mais que a ilustração de uma ideia. Elas

SÃO UMA PARTE MUITO IMPORTANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BAILARINO E DO SER HUMANO ARTISTA.

A dança como forma de expressão utiliza-se desses momentos para que além da técnica, o bailarino possa demonstrar a sua expressão e os seus sentimentos. Nas apresentações nós temos o resultado do processo continuo de aprendizagem ocorrido em aula.


Os espetáculos de Ballet acontecem em todas as escolas de dança, e diferente das apresentações anuais das escolas de ensino regular, como festa Junina, festa das mães, entre outras. Nos espetáculos de Ballet é apresentado em forma de coreografias o conteúdo técnico e artístico trabalhando durante as aulas, e não apenas realizado uma montagem aleatória ao processo de ensino.

Nessa montagem e preparação dos espetáculos, as alunas aprendem a se comprometer, a trabalhar em grupo, a criar, a se expressar, a decorar sequencias, a buscar a auto superação, ajuda na sua autoestima, elas aprendem a aceitar seu lugar no grupo, favorece a percepção espacial e temporal, elas conhecem diversas histórias e contextos dos temas usados, tudo isso num processo leve e gostoso.

Além de tudo isso, no dia da apresentação no Espetáculo de Dança a bailarina ainda tem a oportunidade de mostrar a toda a plateia a sua beleza de ser artista, ela aprende a controlar seus sentimentos, ela tem momentos mágicos que só um bailarino pode descrever.
Não há quem dance e não saiba a alegria que é de estar nos palcos!


Valorize esses momentos! Aproveite o processo! E curta demais cada momento! 

Com carinho, Andressa Bele Fusco