Não pense em um sorvete!


"Não mexa na pasta de dente!"

"Não toque no espelho"!

"Não coloque a mão ai"!




O que aconteceu com você quando você leu essas mensagens?? Tenho certeza que a primeira coisa que você fez foi pensar no que estava lendo... 

Agora imagine uma criança de 2, 3 anos que está começando a descobrir o mundo e se colocar como um ser único... Ela tem um desejo interno de desbravar tudo o que aparece na sua frente! Elas não entendem o "não" da mesma maneira que um adulto, talvez ela entenda a intenção dessa palavra, saiba que quando é dita talvez tenha uma reação irritada do adulto, mas mesmo assim ainda é um termo muito abstrato. 

Crianças pequenas ainda estão em processo de desenvolvimento cerebral e não tem maturidade para autocontrole e julgamento. 


Pesquisadores, incluindo Jean Piaget, descobriram há muito tempo que as crianças não possuem a capacidade de compreender o conceito de causa e efeito da mesma forma que os adultos. O pensamento de nível superior, como a compreensão das consequências, pode não desenvolver completamente até que as crianças completem 10 anos. Até la as crianças precisam de limites gentis e firmes, ensinados com paciência e supervisão. (NELSEN, J. 2018).


As crianças estão a todo momento absorvendo tudo ao seu redor, e a palavra "Não" é rapidamente absorvida. Tente dizer "não" somente quando necessário. Mas como fazer então?


1.Diga o que você QUER que ela faça. O que ela pode fazer!

        Troque o "Não coloque a mão no espelho" para "Deixe as mãos na saia"; "Não pode morder" por "Boca para comer ou dar beijinho".



2.Pergunte a si mesmo: "Por que não?"


       Antes de negar algo, pense qual o real motivo da criança não poder fazer aquilo. Muitas vezes as crianças estão apenas brincando, explorando... Existe realmente um motivo para que ela não possa fazer aquilo? Caso esteja fazendo algo que interfira em sua integridade física ou mesmo do espaço, interfira de maneira gentil e firme.




3.Distração e redirecionamento


       De maneira respeitosa, afaste a criança do objeto proibido e ofereça algo atrativo, redirecionando sua atenção. 




4.Escolhas limitadas 


       Ao oferecer escolhas limitadas, você oferece a criança a oportunidade de colocar sua opinião de maneira apropriada. Antes de acontecer uma rejeição, você se antecipa e abre a oportunidade da criança sentir o poder da escolha. "Está na hora de jantar, você prefere o suco com esse ou esse copo?" - mostrando 2 copos diferentes.


Quando entendemos que a percepção, entendimento e compreendimento de uma criança a um acontecimento é diferente a nossa, nossas expectativas mudam.Procure se concentrar no que está certo, no que precisa ser feito, em como deixar a criança encorajada na convivência, será tudo mais leve e harmonioso! 


E lembre-se sempre:


Para educar é preciso ter a mente clara de onde estamos e para onde queremos ir, só assim poderemos educar com amor!




Com carinho, Andressa Bele Fusco









Referência Bibliográfica:




NELSEN J., ERWIN C., DUFFY, R.A. Disciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos - Como criar filhos confiante e capazes. Editora Manole. 2018