O que é Disciplina Positiva?


 A Disciplina Positiva é uma filosofia de vida criada pela Dra Jane Nelsen, baseada no trabalho de dois psiquiatras vienenses, Alfred Adler (1870-1935) e Rudolf Dreikurs (1897-1972). 

Alfred Adler foi um dos membros originais da Sociedade Psicanalística de Viena, comandada por Freud. Porém suas ideias contrariavam as de Freud, ele propôs uma "psicologia individual" baseada em suas teoria originais. 

Adler acreditava que os seres humanos apresentam comportamentos intencionais, dirigido com o objetivo de se sentir aceito e importante. Adler e Dreikurs aceitaram o erro como oportunidade de crescimento. Uma teoria muito positiva. 

O programa de educação baseado na Disciplina Positiva foi elaborada pela Dra Jane Nelsen e Lynn Lott, trazendo para a realidade ferramentas praticas de toda a teoria estudada, fazendo com que a criança tenha a oportunidade de desenvolver habilidades de vida e aprender atitudes que elas precisam para se tornarem adultos felizes e participativos. 

A Disciplina Positiva segue o 5 critérios:

1.Ajuda a criança a se sentir conectada - Desenvolve o senso de aceitação e importância.

2.É firme e gentil ao mesmo tempo - Esse é o caminho entre a punição/rigidez e a permissividade.

3.É efetiva a longo prazo - Traz resultados positivos a longo prazo, o oposto a punição que "funciona" no primeiro momento, mas traz resultados negativos com o passar do tempo.

4.Ensina valiosas habilidades de vida para um bom caráter - respeito, cooperação, empatia, contribuição, resolução de problemas.

5.Convida a criança a descobrir o quanto ela é capaz - encoraja a usar o poder pessoal e autonomia de forma construtiva.

As famílias e escolas que decidem aplicar a teoria da Disciplina Positiva em suas vidas, vão aprendendo com o processo, construindo uma base sólida pautada nos objetivos futuros de uma educação com qualidade, respeitando todos os seres humanos como únicos e importantes. 

Lembre-se:

Para educar é preciso ter a mente clara de onde estamos e para onde queremos ir, só assim poderemos educar com amor!


Com carinho, Andressa Bele Fusco






Referência Bibliográfica:



NELSEN J. Disciplina Positiva. Editora Manole. 2018

KISHIMI, I., KOGA, F. A coragem de não agradar. Editora Sextante.2018